Moçambique/Nações Unidas: Presidente Nyusi Exprime Gratidão ao Grupo de Contacto Entre o Governo e a Renamo

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, exprimiu, Segunda-feira, gratidão ao Grupo de Contacto pelo apoio prestado durante todo o processo de paz, envolvendo o Governo e a Ranamo, o maior partido da oposição, no País.

Presidente Filipe Nyusi recebendo a ultima arma das maos do Líder da Renamo, Ossufo Momade

De referir que na manha do dia 15 de Junho, o Presidente Nyusi participou, com o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, na cerimónia de encerramento da última base militar da Renamo, em Vunduzi, distrito de Gorongosa, na província central moçambicana de Sofala, que marca o fim do desarmamento e desmobilização do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros deste partido.

Na ocasião, Nyusi recebeu do Presidente da Renamo a última arma que simboliza o fim deste processo que faz parte do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo, assinado em 2019. Pela mesma ocasião, Nyusi descreveu o acto como “fruto do diálogo que iniciámos com o saudoso Presidente Afonso Dhlakama e que está ter bom desfecho com o actual Presidente da Renamo, Ossufo Momade. O DDR abrangeu 5221 (cinco mil e duzentos e vinte e um) antigos guerrilheiros da Renamo”.

Mirko Manzoni, Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas e Presidente do Grupo de Contacto

Já nesta Segunda-feira (03/07), em mensagem a Mirko Manzoni, Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas e Presidente do Grupo de Contacto, patente na sua conta oficial de Facebook, Nyusi refere que “escrevo para exprimir, em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, a nossa profunda gratidão ao Grupo de Contacto pelo apoio prestado durante todo o processo de paz. Desde a sua criação, o Grupo desempenhou um papel fundamental na promoção da paz, reconciliação e estabilidade em todo Moçambique”.

Num outro desenvolvimento, Nyusi escreve que “os esforços colectivos do Grupo no encorajamento às partes do processo de paz e no sentido de se manterem no caminho certo, bem como na mobilização dos recursos tão necessários para fazer avançar o processo, foram verdadeiramente cruciais”.

“A recente conclusão das actividades de desarmamento e desmobilização é um dos resultados de que estamos imensamente orgulhosos como Nação. Trata-se de um marco de referência no processo de paz que nos conduziu ao encerramento formal do grupo de contacto”, lê-se na mensagem.

Já no fim, o estadista moçambicano escreve que “aproveito esta oportunidade para agradecer a cada um dos membros do Grupo de Contacto pelo empenho demonstrado durante todo o processo, augurando que continuem a colaborar com os doadores à medida que prosseguimos para a próxima fase de reintegração”.

FbFN/JSA