O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, felicitou este Domingo (18/06) a Selecção moçambicana de Futebol, os “Mambas”, pela vitória, frente ao Ruanda, na sua casa, por 0-2, na quinta jornada da fase de apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN2023), consolidando o segundo posto do grupo L.

O jogador Geny Catamo adiantou os ‘mambas’ no marcador aos 43 minutos, e Clésio Baúque, que joga nos finlandeses do Honka, fechou à contagem aos 90+4, dando a vitória à formação orientada por Chiquinho Conde, que jogou na condição de visitante no estádio Huye, em Butare (Ruanda).
Moçambique ocupa o segundo lugar do agrupamento, com sete pontos, menos seis do que o Senegal – que venceu os dois jogos com os moçambicanos e já tem vaga garantida na CAN2023 –, e mais dois do que o Benin, que empatou no sábado com os senegaleses.
O Ruanda está no último posto, com apenas dois pontos, e, quando falta apenas uma jornada para terminar esta fase, está arredado da luta pela qualificação.

Em sua pagina oficial, Filipe Nyusi escreveu que “primeiro, parabéns aos Mambas pela preciosa vitória. Desde ontem estivemos todos nós em estágio com a nossa selecção, aliás desde a realização da Gala de Desporto 2023 que todos os desportistas presentes e não só se juntaram aos Mambas, e hoje a nossa selecção esteve bem e conseguiu um resultado encorajador”.
“Quero dar os parabéns a todos os moçambicanos que acreditaram nos nossos jovens, que sofrem, mas sempre com a pátria e a bandeira nacional no coração”, refere Nyusi, para quem “todas as mensagens de encorajamento à nossa selecção deram a força e energia necessárias que nos conduziram a esta vitória, porém com ela só ultrapassámos uma etapa e temos de ter presente que estamos ainda em competição para o nosso objectivo final”.
Num outro desenvolvimento, Nyusi felicitou a “os moçambicanos e aos parentes destes nossos jovens jogadores que carregam Moçambique nas costas, e aos moçambicanos residentes no Ruanda, que muito apoiaram a nossa equipa desde a primeira hora, o que testemunha a nossa estima à nossa pátria mesmo na diáspora. Parabéns, Mambas! Parabéns, Moçambique!”
(AIM)
JSA