O Secretário de Estado e o Governador da província nortenha moçambicana de Cabo Delgado (CD), António Supeia e Valige Tauabo, respectivamente, lançaram na última Sexta-Feira (26/05) a primeira pedra da construção do Parque Industrial de Afungi, no distrito de Palma, no âmbito da iniciativa CD Parks do Governo Provincial.
Segundo escreve o MozParks, na página https://clubofmozambique.com/, o lançamento da primeira pedra trata-se de uma marco histórico dado em Cabo Delgado. Os Parques de Cabo Delgado (CD Parks) são uma iniciativa do Governo de Cabo Delgado destinada a aproveitar as oportunidades económicas oferecidas pela Província de forma a promover o desenvolvimento sustentável e equitativo das empresas e comunidades locais.
A CD Parks vai construir uma rede de cinco parques agro-industriais, co-desenvolvidos e operados pela MozParks, o principal promotor e operador de Parques Eco-industriais Multissectoriais em Moçambique. Estes parques estarão localizados perto dos grandes projectos mineiros e energéticos em Ancuabe, Balama, Montepuez e Palma, e com um parque logístico em Pemba.
Os parques trabalharão com PMEs e fornecedores locais para apoiar esses projectos e impulsionar a industrialização e a criação de empregos. Centros de negócios também serão operados em todos os distritos para garantir a participação de toda a província.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra do Parque Industrial de Afungi é um marco importante no desenvolvimento dos CD Parks. Ao reconhecer a importância desta iniciativa, o Governador de Cabo Delgado disse que “esta pedra é para nos dar esperança de que no futuro teremos mais gente a trabalhar”.

Um componente importante da CD Parks é seu compromisso em fornecer oportunidades de treinamento e comunidade juntamente com seu suporte comercial. O Director-Geral da MozParks, Onorio Manuel, disse que “com este acto, a província de Cabo Delgado está a definir o seu caminho para a industrialização”.
O CD Parks é uma iniciativa de conteúdo local, concebida para estimular a economia provincial, criar empregos e fortalecer Cabo Delgado, proporcionando rendimento a mais de 100.000 pessoas na província. Os CD Parks criarão condições adequadas, incluindo infra-estruturas e serviços empresariais para atrair e acolher investimento estrangeiro e PME locais.
O Parque Industrial de Afungi vai permitir a transformação de matérias-primas fornecidas pelos agricultores locais, processamento de pesca, abastecimento alimentar, restauração, logística, oportunidades de economia verde, construção e manutenção e muito mais.
Ao fazer parceria com investidores de grande escala, agricultores locais, empresas, ONGs e comunidades locais, os CD Parks serão um importante centro para o desenvolvimento regional em Cabo Delgado.
(AIM)
MozParks/JSA