O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, chegou há momentos em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde vai participar como convidado de honra, na abertura de uma exposição conjunta sobre a protecção de civis organizada pela Confederação Suíça e o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Segundo escreve na sua conta oficial de Facebook, Nyusi irá participar, na mesma cidade, na sede das Nações Unidas, no Debate Aberto de Alto Nível do Conselho de Segurança intitulado “Garantir a Segurança e a Dignidade dos Civis em Conflito: Abordar a Insegurança Alimentar e Proteger os Serviços Essenciais”, uma sessão que será presidida pelo meu homólogo Alain Berset, Presidente da Suíça.
“A minha participação nos dois eventos enquadra-se na partilha de experiências do país no Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja presidência rotativa mensal é actualmente detida pela Suíça”, lê-se na mensagem de Nyusi.

O Chefe de Estado moçambicano está em Nova Iorque ido da Federação Suíça onde terminou, Segunda-feira, visita de trabalho, tendo participado como convidado de honra na 76ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde e no 75º Aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nyusi descreve a visita como tendo sido “carregada de grande simbolismo, olhando ainda para os assuntos abordados com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH)”.
“Quero saudar o Director-Geral da OMS por ter aceitado o meu convite para ser padrinho da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital” e para participar na Conferência Internacional sobre Infra-estruturas de Saúde, em Moçambique”, conclui Nyusi.
(AIM)
JSA