Os Presidentes de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, lançaram hoje, em Harare, a primeira pedra para a construção do Monumento Samora Moisés Machel, na Avenida do mesmo nome, na capital Zimbabweana.

Falando no acto de lançamento da construção do monumento em homenagem ao primeiro Presidente de Moçambique independente , Nyusi descreveu o momento como sendo o de escrever “em de letras douradas nas páginas da história entre Moçambique e Zimbabwe”.
O lançamento da primeira pedra integra-se no programa da visita de Estado que o Presidente moçambicano está a efectuar ao Zimbabwe, desde Quarta-feira (17/05). No primeiro dia da visita, os dois estadistas mantiveram conversações oficiais, onde passaram em revista a cooperação bilateral e foram indicadas as respectivas áreas de actuação, nomeadamente turismo, agricultura, infra-estruturas e energia.
A visita tem um cunho muito forte de cooperação económica, razão pela qual Nyusi descreve na sua conta de Facebook que “vamos participar hoje no Fórum de Negócios Zimbabwe-Moçambique, com a presença massiva de empresários moçambicanos provenientes de diversas províncias, com destaque para Sofala”.
(AIM)
JSA