Moçambique/Nampula: Há Mais Mulheres Recenseadas Para as Autárquicas

Por: Rosa Inguane, da AIM, em Nampula

Na província nortenha de Nampula, o maior círculo eleitoral de Moçambique, foram recenseados, nos primeiros 23 dias do processo em curso, pouco mais de 40 por cento do número de eleitores previstos.

Província de Nampula

Dados a que a AIM teve acesso indicam que desde o início do recenseamento eleitoral, a 20 de Abril passado, Nampula recenseou 599.627 potenciais eleitores, mais mulheres que homens. Trata-se de 313.104 mulheres e 286.523 homens, 40,67 por cento do projectado que é de 1.474.465 cidadãos eleitores, nas oito autarquias convocadas para as eleições do próximo dia 11 de Outubro.

No terreno, a AIM observou que após um arranque com dificuldades de funcionamento dos equipamentos e fraca destreza no seu manuseio, a situação melhorou consideravelmente, apesar de continuarem a registarem-se enchentes em muitos postos de recenseamento quer na zona urbana, quer na suburbana.

A AIM soube que em média as brigadas conseguem recensear entre 120 e 130 cidadãos, por dia. Na semana em curso, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) reforçou, com um segundo “mobile”, quinze brigadas, das quais seis operam na zona urbana e as restantes nove na periferia da cidade de Nampula, todos referidos como de grande afluência de cidadãos dispostos a serem recenseados.

Cidade de Nampula

A AIM fez nota de que existem cidadãos que dirigem se a postos de recenseamento distantes dos seus locais de residência, com alegações várias, o que faz com que os brigadistas percam tempo a sensibilizá-los da impossibilidade desse procedimento e que devem recensear-se onde foram recomendados.

Nos postos visitados pela AIM foi notório o cumprimento das prioridades para com os doentes, mulheres grávidas e idosos, logo nas primeiras horas, o que faz que com que, nas horas seguintes, os mesmos fiquem lotados de jovens mulheres e homens. Dados disponibilizados pelo STAE referem que na província de Nampula trabalham 1.113 brigadistas, distribuídos em 371 brigadas (300 fixas e 71 móveis) nos 456 postos de recenseamento instalados.

Nas suas projecções, o STAE indica que existem, nos oito distritos municipalizados, a saber Nampula, Monapo, Nacala, Angoche, Ribáuè, Malema, Ilha de Moçambique e Mossuril, 1.474.465 potenciais eleitores.

(AIM)

RI/JSA