Moçambique/Sofala: Morreu Presidente do Município de Marromeu

A presidente do Conselho Municipal da Vila de Marromeu, na província central moçambicana de Sofala, Vitória Cristina Artur Timbe, morreu sexta-feira (28/04) no Hospital Central da Beira, vítima de doença.

Segundo Henriqueta do Rosário, administradora do distrito de Marromeu, a malograda destacou-se nas actividades de desenvolvimento daquela vila açucareira, designadamente na reabilitação das vias de acesso, unidades escolares e sanitárias, expansão da rede eléctrica, bem como a assistência humanitária de idosos e crianças vulneráveis.

Eleita na segunda volta do pleito de Outubro de 2018, a autarca cumpria o seu primeiro mandato no Conselho Municipal de Marromeu, que tem uma assembleia municipal composta por 17 membros, sendo oito da Frelimo, partido no poder no país, igual número da Renamo, o maior da oposição, e um assento que é ocupado pelo representante do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a terceira força política no Parlamento.

Marromeu tem como potencialidades a produção do açúcar, através da Companhia de Sena, extinta Sena Sugar Estates, e agricultura nas margens do Rio Zambeze.

No geral, o distrito de Marromeu é rico em fauna, tendo a maior reserva de búfalos do país, além das coutadas de fazenda bravio, onde regularmente se pratica a caça desportiva por investidores britânicos e sul-africanos, sobretudo na Coutada 11, incrementando substancialmente o Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo um comunicado divulgado na pagina do Município no Facebook, as cerimónias fúnebres da Presidente do Conselho Municipal da Vila de Marromeu estão previstas para Terça-feira dia 02 de Maio de 2023, com inicio às 10h:00 do Velório na Paróquia de São João Baptista (Igreja Católica) de Matacuane e 14h:00 sepultura no cemitério de Santa Isabel Cidade da Beira.

(AIM)
FF/JSA