Os Estados Unidos da América (EUA) desembolsaram cerca de 40 milhões de dólares para fornecer assistência a mais de 790 mil pessoas, bem como prestação de serviços aéreos humanitários no norte de Moçambique.

O valor, a ser canalizado no Programa Mundial para a Alimentação (PMA), foi atribuído através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês).
Um comunicado do PMA enviado à AIM refere que a ajuda chega em um momento crítico, com cerca de 3.15 milhões de pessoas no país que enfrentam altos níveis de insegurança alimentar, segundo a última Classificação de Fase Integrada da Segurança Alimentar, Novembro de 2022-Março de 2023, um documento do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural divulgado em Março último, em Maputo.
Para o PMA, o financiamento ajudará a fornecer assistência alimentar e nutricional vital às pessoas afectadas por conflitos e desastres e a alguns refugiados da região dos Grandes Lagos que se encontram nas províncias nortenhas de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, bem como a manter em funcionamento voos em prol da comunidade humanitária.
(AIM)
JSA