A Vila da Matola-Rio já está a recensear os seus primeiros eleitores para as eleições Municipais de 2023, após a sua elevação à Autarquia.

O Posto Administrativo da Matola-Rio que nos últimos anos conheceu um crescimento abismal espevitado pelo complexo da Mozal (Mozambique aluminium smelter), um projecto de fundição de alumínio no Parque Industrial de Beluluane, distrito de Boane, na província sulista moçambicana de Maputo, foi elevada a categoria de Vila, juntamente com outras 14 sedes distritais e povoações espalhadas um pouco por todo o País.
Na Quinta-feira (21/04), a AIM escalou a Escola Secundária Nelson Mandela, que funciona nas “barbas” da Mozal, onde testemunhou que no Posto de Recenseamento Eleitoral aí instalado há uma afluência considerável dos primeiros eleitores da Autarquia, recentemente elevada pela Assembleia da República de Moçambique, o Parlamento moçambicano.

“Não quero perder a oportunidade de eleger os primeiros dirigentes da minha nova Autarquia”, disse Zeinabo Ismael, uma das munícipes que acabava de receber o seu cartão de eleitor.
Após a elevação da Vila da Matola-Rio à categoria de Autarquia, a Assembleia Provincial de Maputo, sul de Moçambique, aprovou, por unanimidade, a proposta da sua delimitação, bem como da Vila de Marracuene, também na mesma província.
Reunida na sua XII Sessão Ordinária, a Assembleia Provincial de Maputo discutiu primeiro as propostas de Delimitação Física e Descrição Técnica das Autarquias da Vila de Marracuene e Matola-Rio.
Após a votação ficou deliberado que o órgão vai produzir uma resolução da proposta da decisão votada para ser submetida à Assembleia da República, o parlamento moçambicano, e ao Conselho de Ministros.
A sessão foi orientada pelo Presidente da Assembleia Provincial de Maputo, António Pascoal, e contou com a presença do Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, da Secretária do Estado na Província, Judite Mussacula, membros do governo provincial e administradores distritais.
A proposta da vila autárquica de Matola Rio abrange a localidade da Matola Rio Sede (Bairros Matola-Rio, Djonasse-sede, Djonasse A, Djonasse-Samora Machel, Djonasse-Josina Machel, Chinonanquila A, B, D, E e F, Beluluane, Djuba-sede e Djuba) com uma extensão territorial de 105 km2.
A proposta da vila autárquica de Marracuene contempla a Localidade Sede (Vila Sede, Micanhine, Massinga, Mapulango, 29 de Setembro, Pussulane, Zintava Mutanhana e Fafitine); a Localidade de Michafutene (bairro Habel jafar, Guava, Mateque, Cumbeza, Ricatla, Agostinho Neto, Mali, Mumemo 1, Mumemo 04 de Outubro e Mumemo 15 de Agosto); e a zona de Macaneta II, perfazendo uma área total de 240 km2.
(AIM)
JSA