Moçambique/Malária: Duplicam Casos Diagnosticados na Zambézia

O número de casos diagnosticados da malária na província da Zambézia, centro de Moçambique, quase que duplicou ao atingir 919.545 casos no decurso do primeiro trimestre do presente ano, contra 563.024 de igual período do ano passado.

Durante o mesmo período foram registados oficialmente sete óbitos por malária, dos quais quatro na cidade de Quelimane, a capital provincial, e os restantes nos distritos de Mocuba, Mocubela e Chinde.

O facto foi avançado pelo chefe do Departamento de Saúde Pública na Zambézia, Almiro Raimundo, em entrevista à AIM este Sábado, em Quelimane. “O que posso avançar sobre a malária neste momento é que ela continua sendo a primeira causa de procura nas consultas externas e constitui um problema de saúde a nível da província”, disse.

Acrescentou que “quando avaliamos nossos dados em relação a malária, constatamos uma situação de quase duplicação de casos.” “O número de diagnósticos de malária está a crescer, sobretudo depois da passagem da depressão tropical severa Freddy que agravou a precariedade do saneamento do meio em algumas unidades residenciais”, explicou.

Para reverter o cenário, além da distribuição de redes mosquiteiras, o sector prevê, para breve, levar acabo uma campanha de pulverização intra-domiciliária em todos os distritos. Estas duas acções adicionais, segundo a fonte, vão concorrer para a redução de casos da malária, principalmente em crianças com menos de cinco anos.

(AIM)

Telinforme/JSA