Moçambique: Exportações Cresceram 58 Por Cento em 2022

O valor das exportações de Moçambique cresceram 58 por cento no ano passado, anunciou hoje, o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.

Filimão Suaze, Porta-Voz do Conselho de Ministros

“Temos a partilhar que a nível das exportações o país registou um acrescimento de 58 por cento ao passar de 5,184 mil milhões de dólares (em 2021) para 8,199 mil milhões de dólares norte-americanos (em 2022) ”, disse Suaze que falava à imprensa minutos após o término da 12.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, que teve lugar Terça-feira (11/04), em Maputo.

Suaze, que também é vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, explicou que este feito deve-se ao crescimento contínuo e consistente da produção agrícola cujo peso é superior a 10 por cento no total das exportações e ainda a vigência dos acordos preferenciais.

Referiu que foi determinante o aumento do preço de matérias-primas no mercado internacional. Por outro lado, anunciou a fonte, regista-se no mesmo período um aumento de 76 por cento nas importações, ao passar de 8.275 mil milhões de dólares americanos para 14.563 milhões resultantes da importação da plataforma flutuante para a exportação do gás natural da Bacia do Rovuma e produtos que constituem matéria-prima para a indústria.

“No geral, o país ainda regista um défice na balança comercial em 6.364 milhões de dólares americanos de estímulo a economia”, acrescentou. Na mesma sessão o Conselho de Ministros apreciou e aprovou o decreto que cria a Área de Conservação Comunitária de Cheringoma, localizada na província de Sofala, no distrito de Cheringoma, destinada à protecção, conservação e exploração de recursos naturais pelas comunidades locais.

A criação da Área de Conservação Comunitária de Cheringoma, visa o empoderamento e a devolução do poder de gestão de recursos naturais às comunidades locais, potenciando a agricultura, pesca sustentável, caça, turismo, extracção sustentável de produtos florestais não madeireiros e outras actividades, desde que sustentáveis e previstas no Plano de Maneio.

(AIM)

Telinforme/JSA