O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, participou na Quinta-feira (30/03), quarto dia da sua visita de trabalho a Nova Iorque, EUA, na Reunião da Comissão sobre a Construção da Paz a Nível de Embaixadores, no quadro da presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU que Moçambique detém desde 1 de Março.

Partilhando o evento, através da sua página no Facebook, Nyusi escreve que a oportunidade serviu para partilhar “a nossa experiência, destaquei que o processo que levou ao Acordo de Paz de Maputo, assinado em 2019, foi conduzido por nós próprios moçambicanos porque conhecemos melhor a nossa realidade. O papel dos parceiros é de apoio e acompanhamento”.
Nyusi refere que “também sublinhei que foi um processo baseado na confiança e respeito mútuos e em que a comunicação foi chave. A confiança criou ambiente para a trégua mesmo antes do acordo e para reduzir a lista de exigências para dois aspectos: descentralização e questões militares, fundamentalmente desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) dos guerrilheiros da Renamo”.
Quanto ao terrorismo, Nyusi explicou que “partilhei que a nossa estratégia conjuga a cooperação multilateral (SADC) e bilateral (Ruanda). Isso demonstra que, trabalhando juntos, os países africanos podem encontrar soluções para os seus problemas. Isso não dispensa, porém, outros mecanismos de cooperação”.
Para terminar, vincou que “reconhecemos, porém, que não existe um processo perfeito e que a paz é uma construção permanente, devendo ser cultivada diariamente por todos”. [Para continuar a ler esta e/ou mais outras notícias da AIM contacte-nos pelo link: https://aim.org.mz/sample-page/]
(AIM)
JSA