A Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse ser urgente a aceleração da operacionalização do Centro Regional de Operações Humanitárias e de Emergência (COHE) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), baseado em Nacala , província de Nampula, norte de Moçambique.

A Ministra manifestou esta posição, Sábado (18), na reunião ordinária do Conselho de Ministros da SADC, que encerrou este Domingo, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC). “A urgência da operacionalização do Centro regional de Operações Humanitárias e de Emergência é imposta pelos eventos climáticos cada vez mais severos que se registam na nossa região”, vincou.
Para a Chefe da diplomacia moçambicana, “compete a todos nós (membros da SADC) acelerarmos acções com vista a imediata operacionalização” do COHE.

Para Macamo, o Governo de Moçambique “está a envidar esforços para assinar, no mais curto espaço de tempo, o Memorando do Acordo entre os Estados Membros sobre o Estabelecimento do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência, bem como o Acordo de Acolhimento do referido centro”. [Para continuar a ler esta e/ou mais outras notícias da AIM contacte-nos pelo link: https://aim.org.mz/sample-page/]
(AIM)
Telinforma/JSA