O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, felicitou ao antigo Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, pelo seu octogésimo aniversário natalício, que se assinala hoje. Guebuza nasceu a 20 de Janeiro de 1943, na vila de Murrupula, província nortenha moçambicana de Nampula.

“A sua infância e juventude, passadas em quase todo o Moçambique colonizado, despertaram em si a necessidade de liberdade não só das pessoas, mas também da própria terra que o viu nascer, para construir um sonho que é este país em que vivemos, como um lugar de oportunidades para todos”, lê-se na mensagem de Nyusi, que postou na sua página de Facebook.
Para Nyusi, o engajamento de Guebuza “juntamente com outros jovens da sua geração, sempre sob forte pressão e vigilância constante das autoridades coloniais, fez de si um homem determinado a confrontar o colonizador, daí a sua decisão de se entregar ainda em tenra idade à causa da libertação da pátria”.

Num outro desenvolvimento, Nyusi vincou que “hoje celebramos um marco etário atingido em meio a sacrifícios consentidos desde a sua juventude, como disse, inteiramente dedicada à edificação de um Moçambique forte, próspero e em paz”.
Tratando Guebuza de Camarada Presidente, Nyusi vincou que “a sua trajectória de vida confunde-se com a história de Moçambique, que hoje se ergue orgulhoso, graças à entrega de gerações e de compatriotas do passado e do presente, sobretudo o inolvidável contributo dos libertadores da terra de que o Camarada Presidente é parte”.
“Nesta ocasião especial, quero, em nome do povo moçambicano, no meu próprio e da minha família, endereçar as mais calorosas felicitações pelo seu octogésimo aniversário natalício, com votos de muita saúde, saúde de qualidade e longa vida”, disse Nyusi, finalizando a mensagem endereçando “Parabéns, Armando Emílio Guebuza, antigo Presidente do nosso País!”.
(AIM)
JSA