Moçambique/Governo: Presidente Nyusi Faz Mexidas na Saúde e nas Províncias

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou Ilesh Jani, para o cargo de Vice-Ministro da Saúde, após ter exonerado, no mesmo cargo, Farida Urci. Jani substitui Farida Urci que ocupava o cargo desde Junho de 2022, indicam comunicados de imprensa da Presidência da República, enviados à AIM.

Presidente Nyusi

Até a data da sua nomeação Jani desempenhava as funções de Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde (INS). Jani é licenciado em medicina pela Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique (1998) e doutorado em Imunologia pela University College of London, no Reino Unido (2003).

Stefan Dick Kassotche Mphiri, novo Sectretario de Estado, para Manica

Por outro lado, o Chefe de Estado moçambicano nomeou para os cargos de Secretário de Estado, Jaime Bessa Augusto Neto, para Província nortenha de Nampula; Judith Emília Leite Mussacula Faria, Província sulista de Maputo; Lina Maria da Silva Portugal, província nortenha de Niassa; Stefan Dick Kassotche Mphiri, para província central de Manica; e Cristina de Jesus Xavier Mafumo, para província central da Zambézia.

As nomeações seguem-se a despachos que exoneram Dinis Vilanculo, do cargo de Secretário de Estado na província (Niassa); Mety Gondola (Nampula); Judith Mussacula Faria (Zambézia), Vitória Diogo (Maputo) e Edson da Graça Francisco Macuácua (Manica). Todos os secretários de Estado exonerados ocupavam os seus cargos desde Janeiro de 2020.

Num outro Despacho Presidencial, o Chefe do Estado reconduziu Amália Uamusse para o cargo de Vice-Reitora da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique. Amália Uamusse tomou posse como vice-reitora da UEM em Dezembro de 2016.

(AIM)

JSA