O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, deseja ver o distrito de Mabote, na província sulista de Inhambane, a liderar processos de desenvolvimento.
Escrevendo na sua página do Facebook, Nyusi vincou que “Mabote não pode ser palco da violência doméstica, roubo de gado. Este distrito deve liderar processos de desenvolvimento”.

A mensagem de Nyusi está inserida no contexto da inauguração, Terça-feira (22), do Tribunal Judicial do Distrito de Mabote. “No âmbito do programa ‘Um Distrito, Um Tribunal Condigno’, em que temos vindo a implantar infra-estruturas para a Justiça, hoje foi a vez do distrito de Mabote, província de Inhambane”, escreveu Nyusi.

Num outro desenvolvimento, Nyusi considera que “a partir de hoje, temos um edifício novo e moderno para Tribunal Judicial do Distrito de Mabote. Uma infra-estrutura equipada para responder às preocupações da população. Por isso, devemos cuidar dela para servir a muitas gerações”.
Contudo, o Chefe de Estado frisou que “apesar de termos tribunais, apelamos a que a família seja o primeiro fórum para resolução de desentendimentos”.
O distrito de Mabote está situado no interior da parte setentrional da província de Inhambane, em Moçambique.
A sua sede é a vila de Mabote. Tem limites, a norte com os distritos de Machaze da província de Manica e Machanga da província de Sofala, a leste com os distritos de Govuro e Inhassoro, a sul com o distrito de Funhalouro e a oeste com os distritos de Chigubo e Massangena da província de Gaza.
O distrito de Mabote tem uma superfície de 14 577 Km² e uma população de 45 101, tendo como resultado uma densidade populacional de 3,1 habitantes/Km².
(AIM)
JSA