O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou hoje, em Maputo, uma mensagem por ocasião da mais um aniversário do nascimento do primeiro Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMIO), Eduardo Chivambo Mondlane.

Escrevendo na sua página no Facebook, Nyusi refere que ‘’no dia 20 de Junho de 1920, nasceu Eduardo Chivambo Mondlane, figura determinante para a libertação da pátria moçambicana do jugo colonial’’.
‘’Nesta data em que o obreiro da Unidade Nacional completaria 102 anos de idade, convido todas as moçambicanas e moçambicanos a se inspirarem nos ideais de Eduardo Mondlane na busca de soluções para o combate aos males que enfermam a sociedade moçambicana, dentre eles o terrorismo na província de Cabo Delgado e a pandemia da Covid-19’’, vincou Nyusi.
Num outro desenvolvimento, Nyusi considera que ‘’tomemos igualmente o espírito de Unidade Nacional para juntos prosseguir a obra colectiva de desenvolver Moçambique e melhorar cada vez mais a vida de todo o cidadão deste belo país’’.
“Viva a obra indelével de Eduardo Chivambo Mondlane!”, assim termina a sua mensagem.
Eduardo Mondlane fundou a FRELIMIO, em Dar-Es-Salam, no dia 25 de Junho de 1962. No dia 25 de Setembro de 1964, a FRELIMIO iniciou a luta armada. Já no dia 3 de Fevereiro de 1969, Eduardo Mondlane viria a perder a vida, vítima de um livro bomba, em Dar-Es-Salam.
(AIM)
JSA