O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, vai proferir hoje (09/06), em Maputo, uma Comunicação à Nação após eleição de cinco Membros Não Permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de que Moçambique é candidato com apoio da União Africana e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

Segundo escreve na sua conta do Facebook, Nyusi refere que ‘’hoje vou proferir uma comunicação à nação no âmbito da candidatura de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cujas eleições têm lugar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, com início previsto para as 16:00 horas de Moçambique’’.
Na mesma mensagem, Nyusi garante que ‘’a minha comunicação será depois das eleições, que vou acompanhar a partir do Gabinete da Presidência da República, com transmissão em directo em órgãos de comunicação social’’.
Para Nyusi, ‘’a candidatura do nosso país a este importante órgão das Nações Unidas tem a chancela da União Africana, na qualidade de organização continental que agrega a vontade dos blocos regionais africanos, dentre eles a SADC, da qual Moçambique é membro-fundador’’.
Por último, o Chefe de Estado moçambicano esclareceu que ‘’caso seja eleito, Moçambique estará no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biénio 2023-2024, sob o lema Paz e Segurança Internacionais e Desenvolvimento Sustentável”.
(AIM)
JSA