O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e o seu homólogo da República do Congo, Dennis Sassou Nguesso, reafirmaram Quarta-feira (25/05) o seu compromisso no combate ao terrorismo que afecta o continente africano, particularmente a região norte da província nortenha moçambicana de Cabo Delgado.

“Na minha viagem de regresso da visita de Estado à República do Gana escalei por pouco tempo Brazzaville, capital da República do Congo, onde me encontrei com o meu homólogo Dennis Sassou Nguesso”, escreve Nyusi na sua página de Facebook.
Ambos estadistas aproveitaram a oportunidade para passar em revista o estágio da cooperação entre os dois países, assim como aspectos sobre a situação de segurança no continente e no mundo.
“Igualmente, apresentei ao Presidente Nguesso o ponto de situação sobre o combate ao terrorismo em Moçambique e reafirmámos o compromisso de unir esforços para erradicar este mal no continente e no mundo”, acrescentou.
Desde Outubro de 2017 que Cabo Delgado é vítima de ataques e atrocidades cometidas pelos terroristas que já provocaram a morte de mais de 3.100 pessoas, bem como mais de 859 mil deslocados, desencadeando uma crise humanitária.
Nyusi conclui a mensagem afirmando que a candidatura de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança foi outro assunto abordado “para o qual contamos com apoio daquele país irmão”.
(AIM)
Telinforma/JSA