O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, terminou Quarta-feira (25/05) a visita de Estado que realizou à República do Gana, desde Domingo último e descreve como tendo terminado com ‘’a certeza de que reavivamos a nossa parceria estratégica que se funda em laços históricos profundos’’.

Segundo na sua conta do Facebook, Nyusi descreve que ‘’ terminei hoje (25/05) a visita de Estado à República do Gana. Saio deste País irmão com a certeza de que reavivamos a nossa parceria estratégica que se funda em laços históricos profundos. Como última actividade, estive no Parlamento para partilhar a experiência do nosso País em vários aspectos, como o aprofundamento da democracia e descentralização’’.
Num outro desenvolvimento, Nyusi refere que ‘’na minha intervenção, disse que queremos aprender da boa experiência do Gana na criação de um quadro legal que garanta gestão transparente e sustentável dos recursos estratégicos, em especial os minerais preciosos como o ouro, mas também o petróleo, e aprimorar o conteúdo local para o empoderamento do empresariado nacional, criando renda para as famílias moçambicanas’’.

‘’Pretendemos que a exploração desses recursos não signifique maldição, mas sim bênção, em prol da felicidade do povo e prosperidade do país’’, lê-se ainda na sua conta pessoal, onde acrescenta que ‘’aproveitei a ocasião para esclarecer a nossa visão em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia, sobre o qual o nosso país se absteve. A nossa abstenção não significa promoção da violência ou de guerras no mundo, mas sim estamos a estimular o diálogo, pois não há nenhuma guerra que termina sem diálogo’’.
Para mais informação sobre este assunto e outros temas de actualidade nacional e internacional, em Português e Inglês, por favor contacte os nossos serviços comerciais através do site ou endereços patentes no https://aim.org.mz/sample-page/
(AIM)
JSA