O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, descreve a participação das pugilistas Acinda Panguana e de Rady Gramane, no Campeonato Mundial de Boxe, que decorre na Turquia, como tendo contribuído para que Moçambique e o seu povo deixassem, mais uma vez, uma marca indelével no mundo.
Escrevendo na sua página de Facebook, Nyusi refere que ‘’Alcinda Panguana elevou bem alto o nome do nosso país ao conseguir o feito inédito na nossa história do boxe, qualificando-se para a final do Campeonato Mundial da modalidade’’.
‘’Este feito enche de orgulho não só a família do boxe nacional, mas também a todos os moçambicanos, fazendo do nosso país uma referência no mundo do boxe feminino e colocando a nossa bandeira no pódio desta competição mundial’’, lê-se no portal de Nyusi.
Por outro lado, Nyusi entende que ’’por sua vez, a pugilista Rady Gramane garantiu a medalha de bronze, pelo que o nosso país voltará com duas das três medalhas mais cotadas no mundo do boxe feminino, sendo o primeiro da história da África Austral e da África Subsahariana a atingir tal feito’’.
Assim, para Nyusi ‘’ Moçambique e o seu povo deixam, mais uma vez, uma marca indelével no mundo, através do esforço e dedicação dos seus cidadãos, que, transformando os desafios em forças, ombrearam com as melhores atletas da modalidade do mundo e sobressaíram como vencedoras’’.
Por fim, o Chefe do Estado moçambicano endereçou abraço e agradecimento ’’ para as nossas atletas, que deram tudo de si para garantir que o nome do nosso país fosse elevado ao mais alto nível desta competição’’. ‘’Parabéns, Moçambique! Parabéns às atletas, treinador, dirigentes e a toda a equipa que tornou esta vitória possível!’’, vincou Nyusi.
(AIM)
JSA