O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, desafia os diplomatas moçambicanos a serem mais criativos na busca de mais investimento estrangeiro e de iniciativas para impulsionar o desenvolvimento social e económico do país.
Para o efeito, o estadista recomenda àqueles servidores públicos a estarem bem informados e sensibilizados sobre a realidade do país e, com detalhe, conhecer a situação de segurança, política, económica, mudanças climáticas, Covid-19, entre outros.
“Os diplomatas devem estar abalizados na política e estratégia internacional. Queremos que o nosso diplomata assuma o espírito de criatividade e de entrega abnegada na angariação de mais investimento e iniciativas de desenvolvimento nacional’, disse Nyusi, que falava Quinta-feira (05/05), em Maputo, durante a sessão de abertura do X Conselho Coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MINEC).
O evento, de cinco dias, decorre sob o Lema: Por Uma Paz, Investimento e Desenvolvimento, Novos Desafios e Novas Abordagens”. O estadista moçambicano destacou a necessidade de os diplomatas estarem bem informados sobre as intervenções do governo para fazer face as várias adversidades e desafios.
Segundo o governante, munidos desse conhecimento profundo sobre o país e do contexto global de cada país onde actuam, os diplomatas saberão mobilizar a cooperação e os recursos necessários para complementar os esforços do governo, bem como explicar aos parceiros sobre a realidade e percepções reais do país.
O estadista reiterou a necessidade dos diplomatas reforçarem as acções de prevenção e assistência as comunidade moçambicanas residentes no estrangeiro, com realce para a sua inserção na vida económica e social nos países de acolhimento.
“Nós existimos porque existem os moçambicanos, os moçambicanos para vocês têm sempre razão. Quando ele bate a vossa porta devem abri-la de imediato, devem prestar maior atenção na diáspora […], encorajem-nos a terem uma participação mais activa e política e nos esforços do desenvolvimento do país”, acrescentou.
Para mais informações sobre este artigo, bem como outros serviços da AIM, queira por favor contactar o Departamento de Relações Pública e Marketing, através dos contactos patentes em https://aim.org.mz/sample-page/ .
Por fim, veja, em anexo, o vídeo de sessão de abertura do evento em https://www.facebook.com/NyusiConfioemti/videos/396524612157128
(AIM)
Telinforma/JSA