Moçambique/Cabo Delgado: Índia Poderá Apoiar no Combate ao Terrorismo

Moçambique e Índia manifestaram Quarta-feira (04/05) a sua intenção de reforçar a cooperação nas áreas de defesa e segurança de modo a erradicar o terrorismo que afecta a província de Cabo Delgado, no norte do país, desde Outubro de 2017.

Ministro moçambicano da Defesa anuncia a morte de 12 insurrectos em Cabo  Delgado
Cristóvão Chume, Ministro da Defesa Nacional

A intenção foi expressa pelo ministro da Defesa Nacional (MDN), Cristóvão Chume, minutos após o término de uma audiência concedida ao vice-Conselheiro de Segurança Pública da Índia, Vikram Misri, que se encontra em Moçambique, a efectuar uma visita de trabalho.

Durante a audiência, segundo Chume, as partes avaliaram a possibilidade de estabelecer parcerias com aquele País asiático no combate aos grupos terroristas, que estão a criar dor e luto no norte de Moçambique.

“Como sabem, temos os nossos parceiros que têm as forças no terreno, também temos outros que não estão no terreno, mas que estão a dar um apoio suplementar, por exemplo a União Europeia e os Estados Unidos da América. Portanto, a Índia quer saber de nós, onde pode complementar o esforço internacional e nos próximos dias vamos dar informações adicionais”, referiu Chume.

Por seu turno, Misri explicou que a sua vinda a Moçambique faz parte dos esforços do governo Indiano para apoiar a manutenção da paz no país. “Moçambique é um parceiro importante para nós. Por isso, vamo-nos focar em várias áreas para apoiar e uma delas inclui fornecimento de equipamento, capacitação das Forças de Defesa e Segurança na partilha de informações, facto que é relevante no combate ao terrorismo”, afirmou Misri.

Moçambique tem vindo a cooperar com a Índia na área naval, tendo em conta o profundo conhecimento que a aquele país asiático tem sobre o mar. Por isso, ambos os dirigentes partilharam os desafios da segurança no Oceano Índico.

Vikram Misri appointed Deputy NSA | India News - Times of India
Vikram Misri, Vice-Conselheiro de Segurança Pública da Índia

No âmbito da parceria entre os dois países, o governo Indiano ofereceu, em Dezembro de 2021, duas embarcações de patrulha que estão a ser usadas para vigiar a costa, de modo a evitar que o mar seja usado como porta de entrada dos terroristas. Além da área militar, a Moçambique e Índia cooperam nas áreas política, diplomática, económica, social, educação, entre outras.

Num outro desenvolvimento, Chume aproveitou a oportunidade para manifestar a sua satisfação com os resultados alcançados pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS), com o apoio da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) e tropas ruandesas, no combate aos grupos terroristas que estão a cometer atrocidades e destruir infra-estruturas na província de Cabo Delgado, extremo norte do país.

O ministro explica que graças ao trabalho realizado no teatro de operações assiste-se a uma evolução positiva, que representa um ganho nos esforços que estão a ser empreendidos pelas forças militares.

Como exemplo, o governante cita o ambiente tranquilo que se vive nos locais que haviam sido ocupados pelos extremistas, onde se assiste ao regresso as suas residências de um número considerável de deslocados, que constitui um indicador claro que a vida tende a voltar a normalidade. “A situação mantém-se controlada, e dia após dia a situação tem vindo a evoluir positivamente. Mas o que posso dizer neste momento é que estamos numa situação melhor que os meses passados”, disse Chume.

(AIM)

Telinforme/JSA