O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) , Bernardino Rafael, alertou Sabado (16/04) aos mancebos do 42º curso de Instrução Básica da Polícia, que o cidadão não deve ter medo dos agentes policiais.

Rafael falava na Escola Prática de Matalane, no distrito de Marracuene, província sulista mocambicana de Maputo, durante a abertura oficial do 42º curso de Instrução Básica da Polícia. Rafael instou, no momento, aos formandos para que, durante a formação, aprimorem a ligação policia-comunidade.

″Convido-vos a serem polícias, mas polícias com profissionalismo, que devem aprender como é que se lida com o cidadão, direitos humanos, como é que se respeita a constituição e mais leis da República de Moçambique. Ao saírem daqui voltarão para as comunidades de onde saíram daí que esta polícia pertence a comunidade″, apelou.
Para Rafael, ″o processo da formação para a Polícia da República de Moçambique constitui a ferramenta fundamental para ter a qualidade, profissionalismo e acima de tudo a ética e a deontologia profissional nesta missão de garantir a ordem, segurança e tranquilidades publicas bem como na busca de soluções para livre circulação de pessoas e bens e fundamentalmente na prevenção, combate ao crime, acidentes de viação e as suas consequências″.
(AIM)
AMQ/JS