Moçambique/Botswana: Nyusi Efectua Visita de Estado à República do Botswana

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, efectua a partir de hoje, Quarta-feira (13) até Sábado, uma visita de Estado à República de Botswana, relata um comunicado de Imprensa da Presidência da República.

Moçambique/Botswana: Assembleia da República Autoriza o Presidente Nyusi a  Efectuar Visita de Estado – Agência de Informação de Moçambique (AIM)

Segundo a fonte, a visita do Chefe do Estado moçambicano surge em resposta ao convite formulado pelo seu homólogo do Botswana, Mokgweetsi Masisi, e tem como objectivo o reforço, aprofundamento e consolidação das relações históricas de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos e países.

Além de manter conversações oficiais com o seu homologo tswana, Nyusi vai se reunir com a comunidade moçambicana residente naquele país que, tal como Moçambique, é membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Consta da agenda da visita do Chefe do Estado a participação no Fórum de Negócios Moçambique-Botswana, assim como a inauguração do Museu Samora Machel na cidade de Lobatse, que se situa a 70 quilómetros à sul de Gaberone, a capital do Botswana.

Botswana envia oficialmente tropas para Moçambique

Nesta deslocação, Nyusi faz-se-á acompanhar pela esposa, Isaura Nyusi; pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo; dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai; da Cultura e Turismo, Eldevina Materula; da Presidência para Assuntos da Casa Civil, Constantino Bacela; e dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias.

Fazem também parte da delegação presidencial os vice-ministros da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze; da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo; e os governadores das províncias de Cabo Delgado (norte), Valige Tauabo; de Maputo (sul), Júlio Parruque; bem como quadros da Presidência da República e outras instituições do Estado.

Na sua partida, Nyusi irá participar, na manhã de quartafeira (13), no Grande Cerimonial a ter lugar no Terminal Presidencial do Aeroporto Internacional de Maputo, acto que simboliza a saída do Chefe do Estado para uma visita de Estado ao exterior.

(AIM)

JSA