União Africana Reitera Confiança no Embaixador Francisco Madeira e Quer Que Continue a Trabalhar na Somália

A União Africana (UA) reafirma sua total confiança no diplomata moçambicano ao serviço da União Africana, Francisco Madeira, expulso da Somália e reitera o compromisso contínuo da organização de apoiar aquele país do corno de África, para restaurar a paz, segurança e estabilidade duradouras.

Petition · Remove Francisco Madeira as the AU Special Representative to  Somalia · Change.org
Embaixador Francisco Caetano Madeira, representante da UA na Somália

Francisco Madeira, que era, desde 2015, o representante especial do chefe da Comissão da União Africana na Somália, foi quinta-feira expulso daquele país.

Mohamed Hussein Roble, tio Tom da Somália? - The Journal of Africa
Mohamed Hussein Roble, Primeiro-Ministro da Somalia

Segundo a DW, a  expulsão foi ordenada pelo primeiro-ministro somali, Mohamed Hussein Roble, que declarou, em comunicado, que Francisco Madeira é considerado ‘persona non grata’ na Somália “por se envolver em actos inconsistentes com o seu estatuto”.

Presidente da Somália suspende premiê, que acusa tentativa de golpe | Mundo  | Valor Econômico
Mohamed Abdullahi Mohamed, Presidente da Somália

A mesma publicação considera que o primeiro-ministro somali e o Presidente Mohamed Abdullahi Mohamed têm vindo a confrontar-se regularmente nos últimos meses, alimentando uma crise política que está a atrasar a organização das eleições presidenciais, esperadas há mais de um ano. Mohamed Abdullahi Mohamed considerou, entretanto, “ilegítima”, a expulsão do Embaixador Francisco Madeira.

O jornal moçambicano “O País”, por sua vez,  escreve que a União Africana, através de uma declaração, emitida a 8 de Abril corrente, refere que o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, manifesta a sua preocupação com a declaração à imprensa emitida pelo Gabinete do Primeiro-Ministro da Somália, relativamente ao estatuto do representante especial do Presidente da Comissão da UA para a Somália, o Embaixador Francisco Caetano Madeira.

Message du Président de la Commission de l'Union Africaine, Moussa Faki  Mahamat, pour l'année 2018-African Union - Peace and Security Department
Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da União Africana

A este respeito, Mahamat regista, com apreço, a carta oficial do Presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, que lamentava a expulsão do diplomata moçambicano ao serviço da União Africana e mencionou, ao mesmo tempo, que reafirmava o compromisso do Governo Federal da Somália de continuar a sua relação de trabalho com o Embaixador Madeira, em particular, e com a nova Missão de Transição da UA na Somália, em geral.

Em Moçambique, ainda não houve posicionamento oficial do Governo em torno deste incidente diplomático.

Para mais informação sobre outras notícias de actualidade nacional e estrangeira em Português e Inglês, por favor contactar o Departamento de Relações Públicas e Marketing da AIM,  através do link https://aim.org.mz/sample-page/

(AIM)

JSA