O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se Terça-feira (06/04), em Maputo, com o líder da maior força política moçambicana Renamo, Ossufo Momade, para entre outros pontos, discutirem o encerramento das restantes cinco bases da Renamo.

Segundo escreve na sua conta do Facebook, Filipe Nyusi refere que se reuniu com o líder da Renamo e ‘’dentre várias questões, discutimos o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens armados deste partido, no quadro do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo’’.
Para Nyusi ‘’acordámos que, nas próximas semanas, o DDR será retomado com o objectivo de encerrar as cinco bases restantes da Renamo e criar as condições necessárias para que os guerrilheiros que nelas se encontram regressem à casa’’.
Num outro desenvolvimento, Nyusi refere que ‘’decidimos também criar um grupo de trabalho conjunto para estudar a questão das pensões, pois é fundamental para a reintegração sustentável. O diálogo continua a ser a única via para ultrapassarmos as nossas diferenças’’.
(AIM)
JSA