Moçambique /Zimbabwe: Presidentes Nyusi e Mnangagwa Criam Comissão Binacional

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, o Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, criaram Segunda-feira (04/04), em Maputo, Comissão Binacional, uma iniciativa que irá potenciar os laços de cooperação bilateral entre os países, bem como abrir caminho para a inclusão de outras áreas de interesse comum.

Nyusi considera Zimbabué um “aliado natural” em novos projectos
Filipe Nyusi (‘a direita) e Emmerson Mnangagwa (‘a Esquerda)

O facto foi anunciado em conferência de imprensa, hoje, em Maputo, minutos após o término das conversações entre delegações dos dois países, chefiadas pelos respectivos presidentes, Filipe Nyusi e Emmerson Mnangagwa que, domingo, iniciou uma visita de Estado de quatro dias a Moçambique.

A chefe da diplomacia moçambicana, que rubricou o acordo para a concretização deste objectivo com o homólogo do Zimbabwe, Frederick Shava afirmou que ambos os países já realizaram 12 missões de comissão mista de cooperação bilateral, a última em Harare, em Novembro de 2021.

 “Importa referir que na última sessão da comissão mista os dois países acordaramem elevar as relações entre si e transformar a comissão mista em comissão binacional que terá lugar anualmente e será chefiada pelos presidentes de Moçambique e Zimbabwe”, explicou Macamo.

Por sua vez, Shava disse que a transformação da comissão mista em binacional constitui um marco importante nas relações de cooperação entre Moçambique e Zimbabwe nos vários domínios. “É uma plataforma que será presidida pelos dois Chefes de Estado nomeadamente, Filipe Nyusi e Emmerson Mnangagwa e irá dialogar sobre vários assuntos que interessam as duas nações e povos”, sublinhou.

Moçambique e Zimbabwe também assinaram memorandos de entendimento nas áreas de ensino superior, ciência e tecnologia e justiça, bem como para operações de busca e resgate em caso de acidentes aéreos dentro do espaço territorial de ambos os países.

Avaliaram ainda o estágio de cooperação bilateral com destaque para os sectores de política e diplomacia, defesa e segurança, transportes e comunicações, recursos minerais e energia, obras públicas, habitação e recursos hídricos.

(AIM)

Telinforma/JSA