Moçambique/Inhambane: Presidente Nyusi Lança Primeira Pedra para Construção de Projectos de Gás e Energia de Temane

O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, lançou Segunda-feira (27/03), a primeira pedra para a construção dos projectos de gás e energia, um evento que teve lugar no distrito de Inhassoro, província sulista moçambicana de Inhambane.

Obras do Projecto de Transporte de Energia Temane-Maputo iniciam no final  do primeiro semestre de 2020

 “O acto simboliza o início da construção da Central Térmica de Temane (CTT), da Linha de energia eléctrica Temane-Maputo (TTP) e da Fábrica de Gás de Cozinha, empreendimentos da iniciativa do Governo de Moçambique e parceiros”, refere um comunicado da Presidência da República, enviado à AIM.

Untitled

Refira-se que a CTT compreende uma linha de transmissão de alta voltagem de 563 quilómetros, o Projecto de Transmissão de Temane (TTP) é a primeira fase da interconexão da rede eléctrica da região sul às redes do centro e norte de Moçambique, correspondendo a um investimento na ordem de 400 milhões de dólares.

Já a implementação do projecto de Gás de Petróleo Liquefeito (gás de cozinha) irá produzir cerca de 30.000 toneladas por ano, o que representa 65 por cento da demanda actual de 46.000 toneladas. Nesta deslocação, o Presidente Nyusi far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Joaquim Zacarias, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

(AIM)

JSA