Moçambique/Pólio: Zambézia Espera Vacinar Mais de Um milhão de Crianças

As autoridades sanitárias esperam vacinar cerca de 1,04 milhão de crianças contra a pólio na província central moçambicana da Zambézia, no período compreendido entre 24 a 27 de Março corrente.

Falando durante o lançamento da campanha porta-a-porta havida nesta quarta feira, no distrito de Nicoadala, o director dos Serviços Provinciais de Saúde e médico generalista, Óscar Hawad, explicou que vacinação a preventiva inserese no âmbito da contenção da propagação da doença no país e no mundo inteiro.

Distritos da província da Zambézia - Sópra-Educação

 “Esta cerimónia que hoje todos testemunhamos é o resultado das vigilâncias contínuas que acontecem a nível global que resultou na notificação de dois casos de pólio vírus derivados de vacinas nas províncias de Nampula e Cabo Delegado e um vírus selvagem registado no Malawi, na linha de fronteira com Moçambique”, explicou Hawad.

Ao todo foram mobilizados mais 6.820 actores entre profissionais de saúde, agentes polivalentes elementares, líderes comunitários, entre outros. A campanha, de administração oral, vai abranger cerca de 4,2 milhões de crianças menores de cinco anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com os demais parceiros programáticos da iniciativa para a erradicação da pólio, mobilizou pouco mais de 4,44 milhões de dólares.

A pólio é uma doença extremamente contagiosa e, se não for tratada, pode levar à paralisia e até morte. Em 2002, foi considerada erradicada no continente europeu e a vacinação contra a pólio é várias vezes usada como um exemplo da importância da inoculação contra doenças contagiosas.

(AIM)

Telinforma/JSA