O Governo moçambicano marcou para 11 de Outubro de 2023 as sextas eleições municipais, que, pela segunda vez consecutiva, deverão acontecer sob uma nova abordagem legislativa que é através de uma eleição indirecta, nomeadamente a eleição do Presidente do Município por via do cabeça de lista do Partido vencedor, em cada um dos Municípios.
A decisão sobre a data das eleições foi tomada durante a 8ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, evento que teve lugar Terça-feira (22/08), em Maputo. As eleições decorrerão nas actuais 53 autarquias existentes em Moçambique.

Na zona sul, trata-se dos Municípios da cidade de Maputo, a capital do País, Cidade da Matola e nas vilas de Boane, Manhiça e Namaacha, na província de Maputo. Cidades de Xai-Xai, Chokwe e Chibuto, bem como nas vilas de Mandlakaze, Macia e Bilene, na província de Gaza. Nas cidades de Inhambane, Maxixe e Vilankulo, assim como nas vilas de Massinga e Quissico, na província de Inhambane.
Na zona centro, as eleições terão lugar nas cidades da Beira e Dondo, bem como nas vilas de Nhamatanda, Gorongosa e Marromeu, na província de Sofala. Cidades de Chimoio e Manica, assim como nas vilas de Sussundenga, Catandica e Gondola, na província de Manica. Cidades de Tete e Moatize, bem como nas vilas de Ulongue e Nhamaiabue, na província de Tete. Cidades de Quelimane e Mocuba e ainda nas vilas de Gurue, Alto Malocue e Maganja da Costa, na província da Zambézia.
Por último, na zona norte, nas Cidades de Nampula, Nacala, Angoche e Ilha de Moçambique, para além das vilas de Malema, Ribawe’ e Monapo, na província de Nampula. Cidades de Pemba e Montepuéz, assim como nas vilas de Chiúre, Mueda e Mucimboa da Praia, na província de Cabo Delgado. Cidades de Lichinga e Cuamba, bem comoMarrupa, Metangula e Mandimba, na província de Niassa.
(AIM)
JSA