Por Rosa Inguane, da AIM
A tempestade tropical moderada “Gombe” transformou-se em ciclone e já está a afectar as condições climatéricas na nortenha província moçambicana de Nampula, com epicentro no distrito costeiro de Mossuril.
Segundo Lelo Tayob do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM), neste momento o sistema já se transformou em ciclone tropical GOMBE. O ponto de entrada foi o distrito de Mossuril.
Tayob que afirmou “neste momento estamos com ventos de 120 quilómetros/hora e rajadas ate 165 quilómetros/hora e move-se a uma velocidade em torno de 11 quilómetros/hora, o que significa que até as primeiras horas de amanhã, dia 11 de Março, o sistema estará na parte continental”.
O especialista do tempo vaticinou que, com os dados em presença, aponta-se para que o impacto do ciclone “Gombe”, seja mais forte que a tempestade tropical “ANA”, que se abateu sobre Nampula, em Janeiro passado.
“Em relação a quantidade de chuva, informação que poderemos melhorar, no mar já se registam pontos com precipitação acima de 90 milímetros num período de 24 horas. Assim, se esta situação prevalecer, então teremos muita quantidade de água na província”, explicou.
Num outro desenvolvimento, Tayob revelou que “este fenómeno pela magnitude e trajectória actual, fornecida pelo Centro de Monitoria, toda a província de Nampula vai ser afectada, embora uns distritos mais que outros”.
(AIM)
RI/JSA