Moçambique/″Gombe″: Presidente Nyusi Apela à Tomada de Medidas de Precaução

Por: Telinforma da AIM

O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, apela às populações, principalmente as que vivem em áreas próximas ao mar e rios, para tomarem medidas de precaução face à previsão da ocorrência, esta sexta-feira, do sistema de baixas pressões, ao longo do Canal de Moçambique, que evoluiu para Tempestade Tropical, denominada ″Gombe″.

Durante a passagem da tempestade tropical, o apelo é de que as populações deverão manter-se em lugares seguros e tomarem outras medidas de precaução, protegendo as janelas, reforçando os tectos e portas e retirando do interior todo o material solto, para alem de evitarem abrigar-se debaixo das árvores, entre outras.

Zambézia

″Devem ter também alguma água para o consumo, porque poderemos ter dificuldade de sair das casas naquele momento, não mandar crianças à escola pelo menos na província de Nampula e Sofala, a partir de amanhã (sexta-feira) até que a situação acalme″, apelou Nyusi.

O Presidente da República falava hoje, no distrito de Dondo, província de Sofala, durante a cerimónia de inauguração do campus universitário da UniLicungo. Na ocasião, Nyusi exortou ainda as populações que têm embarcações na zona litoral para que retirem das águas e mesmo das zonas próximas da costa, porque as águas podem violentar ou fazer desaparecer.

 ‘Deverão evitar circulação fora de casa e usar celulares quando o mau tempo começar.’ ″É mais um problema, estamos com mais um desafio cuja mitigação depende, em parte, de cada um de nós. Por isso, todos deverão observar as medidas de precaução emanadas pelas instituições locais e que serão comunicadas através do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Riscos de Desastre (INGD) e os nossos meios de comunicação″, disse.

As projecções indicam que as condições do Canal de Moçambique são propícias para atingir, na tarde de de sexta-feira, o estágio de ciclone tropical Segundo Nyusi, as características do ciclone Gombe são estranhas, uma vez que se trata de um sistema compacto que depois de entrar no continente fará curvatura e sairá do Canal de Moçambique no próximo domingo, podendo deslocar-se em direcção a zona sul.

Ciclone Gombe ameaça 580 mil pessoas em Nampula e Zambézia - MZNews
Ciclone Gombe

″Este sistema pode ir para as províncias de Maputo, Gaza ou Inhambane″, advertiu. Chamou atenção também para a não dramatização e não difusão de boatos nas redes sociais com o intuito de criar pânico nas populações.

Nyusi assegurou que equipas do INGD já estão no terreno para a monitoria da situação. O ponto de entrada do ciclone poderá ser o distrito de Mogincual e o município da Ilha de Moçambique, província de Nampula, norte do país, devendo atingir, instantes depois, a província central da Zambézia.

″Gombe″ poderá se transformar em ciclone tropical e afectar um total de 584 mil pessoas. Poderá também atingir 77 pontes e, no sector de energia, seis subestações estão em risco alto e 11 em risco moderado. No sector de educação, 2.058 escolas correm um risco elevado de serem atingidas pelo Gombe e 5.178 em risco moderado.

No sector de saúde, as previsões apontam para 192 unidades em alto risco e 517 em risco moderado. O Gombe também ameaça 12 pistas de aterragem, que correm um risco alto e 34 moderado. Para quinta e sexta-feiras, o INAM prevê a ocorrência de chuvas fortes a muito fortes nas províncias da Nampula e Zambézia, com precipitação entre 150 e 250 milímetros.

(AIM)

Telinforma/JSA