O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, lançou Quarta-feira (09/03) um projecto, intitulado “Iniciativa Presidencial: Um Distrito, Uma Estação Meteorológica” na localidade de Zimuala, distrito de Machanga, província central de Sofala.

Trata-se uma estacão meteorológica, parte integrante de um projecto que visa reforçar a capacidade de previsão do tempo em Moçambique. Para o Chefe de Estado, o Governo continuará a investir no fortalecimento do sistema meteorológico face às ameaças constantes de fenómenos naturais.
A iniciativa surge em resposta as calamidades naturais que, ciclicamente, afectam Moçambique, particularmente as regiões norte e centro. Aliás, segundo as Nações Unidas, Moçambique é um dos países mais vulneráveis do mundo quanto as mudanças climática. O reflexo disso é a ocorrência de cheias e ciclones tropicais que, nos últimos anos, em Moçambique, com maior frequência e intensidade.
Para Nyusi, a iniciativa vai contribuir para a melhoria do sistema de aviso prévio, bem como reduzir o impacto dos fenómenos naturais uma vez que os equipamentos têm capacidade rápida de análise e interpretação dos fenómenos que possam ocorrer.
“Os desastres naturais não apenas causam perda de meios, como casas e animais, como também retardam o desenvolvimento do país. No nosso país a cobertura da rede de estações meteorológicas ainda não permite atender as necessidades desses serviços em todo o território nacional”, disse.
Para mais informação audiovisual acesse a página em vídeo [ https://www.facebook.com/NyusiConfioemti/videos/492093149164542 ]
Para mais detalhes e acesso a outros serviços da AIM contacte o Departamento de Relações Publicas e Marketing em https://aim.org.mz/sample-page/
(AIM)
AMQ/SG/JSA