A província central de Sofala, em Moçambique, concluiu Quarta-feira (09/03) a cobertura bancária nos 13 distritos, com a inauguração de mais uma agência bancária no distrito de Marínguè, no âmbito da iniciativa presidencial ‘‘Um Distrito, Um Banco’’.

Segundo escreve na sua conta do Facebook, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, refere que ‘’no âmbito da iniciativa “Um distrito, Um banco”, inaugurámos hoje (09/03) a agência bancária de Marínguè, na província de Sofala. É com sentido de missão cumprida que anunciamos que, com a entrega desta agência à população, todos os distritos da província de Sofala já possuem banco’’.
Nyusi acrescenta que ‘’com a abertura desta agência, a cobertura bancária nos distritos passa de 55 por cento em 2016, para 85 por cento este ano’’.
Já no discurso proferido no acto da inauguração, Nyusi disse que, a abertura da agência bancária de Marínguè é mais um fruto do ambiente de paz e tranquilidade que se faz sentir naquela região que esteve sob ameaças fortes da auto intitulada Junta Militar da Renamo.
A presença daquela agência bancária vai aliviar o sofrimento da população local que tinha que percorrer longas distâncias, cerca de 150 a 200 quilómetros até os distritos de Caia ou Chemba, as vezes até a cidade da Beira à procura de um banco.
(AIM)
JSA