O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, profere esta noite (16/02) uma Comunicação à Nação no âmbito da situação de calamidade pública.

Segundo escreve na sua conta no Facebook, o Chefe do Estado moçamicano diz que se trata de ‘’comunicação (que) é feita no contexto da situação actual da Covid-19 no País’’.
O Instituto Nacional de Saúde (INS) reporta, por seu turno, que ‘’subiu para 218.558 o total de indivíduos livres da COVID-19 no país, com o registo da recuperação de 125 pacientes nas últimas 24 horas. Dos recuperados, 58 são da província de Cabo Delgado, 34 da cidade de Maputo, 22 de Tete e 11 da Zambézia’’.

Citando a informação que consta de um comunicado do Ministério da Saúde (MISAU), emitido na tarde desta Terça-feira (15), o INS escreve que ‘’o MISAU reporta o registo de 48 novas infecções de transmissão local. Entre os infectados, há 47 moçambicanos e um estrangeiro, sendo 24 mulheres e igual número de homens’’.
Desta vez, a província de Gaza diagnosticou o maior número de infecções pelo vírus (17), correspondente à taxa de positividade de 14.53 por cento. Moçambique registou, no total, 224.767 casos positivos do novo Coronavírus, dos quais 4.016 continuam activos.
No referido período, duas pessoas foram internadas e nenhuma teve alta hospitalar. Deste modo, eleva-se o cumulativo de internados para 8.449, sendo que 17 deles estão, até agora, acamados.
De Segunda a Terça-feira (15), o Moçambique não registou nenhuma morte por Covid-19, mantendo-se em 2.189 o cumulativo daqueles que já perderam a vida devido à enfermidade.
Uma informaçao actualizada sobre Covid-19 poderá ser encontrada na página: https://covid19.ins.gov.mz/category/ultimas/ . Para mais detalhes e acesso a outros serviços da AIM contacte o Departamento de Relações Publicas e Marketing em https://aim.org.mz/sample-page/
(AIM)
INS/JSA