A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em Portugal, analisou e votou positivamente, esta semana, uma proposta de protocolo de cooperação entre Município de Quelimane, a capital da província central moçambicana da Zambézia, e o Município de Coimbra.

Segundo o Presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araujo, a edilidade moçambicana propôs a celebração de um protocolo de cooperação com o Município de Coimbra, designadamente nas áreas da formação e gestão autárquica, educação, cultura, saúde, ordenamento do território, urbanismo e ambiente.

Falando em declarações ‘a AIM, Araujo assegurou que para a prossecução do objecto do acordo, ora aprvado pela Camara Muicipal de Coimbra, serão desenvolvidas actividades conjuntas visando, nomeadamente: a organização de acções de formação; a promoção de eventos junto das respectivas comunidades; a capacitação de quadros do Município de Quelimane; a possibilidade de consensualização de estágios profissionais; o apoio a jovens estudantes e jovens em início de actividade profissional; outras actividades consideradas de interesse mútuo.
Para Araujo, o protocolo é válido pelo período de dois anos a contar da data da assinatura, podendo renovar-se por iguais períodos.
Quelimane está situada junto ao rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 km do Oceano Índico, e é limitada geograficamente pelo distrito de Nicoadala, a noroeste, e Inhassunge, a Sul. Dada esta localização geográfica, na zona costeira, a comercialização marítima e a pesca são as suas principais actividades económicas.

Na entrevista virtual, Araujo fez saber que se encontra na Europa, a estabelecer contactos com algumas instituições em Portugal e França, com o intuito de criar parcerias de cooperação. Segundo Araujo, o Município que dirige já assinou memorandos com Leiria, Águeda, Cantanhede e o Agrupamento de Escolas da Figueira do Norte de Portugal.
Referiu que neste momento o Município de Quelimane pretende cooperar com a Cidade de Coimbra (protocolo aprovado recentemente pela Assembleia Municipal na Segunda-feira, 07/02), Aveiro, Castelo Branco e a Universidade de Coimbra serão ainda realidades visadas para efeitos do estabelecimento de parcerias.
De destacar ainda que, actualmente, Araújo encontra-se em Grenoble, França, com o objectivo da promoção de mais acordos de parceria, que muito enriquecem ambos os municípios envolvidos.
Para mais detalhes e acesso a outros serviços da AIM contacte o Departamento de Relações Publicas e Marketing em https://aim.org.mz/sample-page/
(AIM)
JSA