Por: Rosa Inguane, da AIM, em Nampula
O Governador da província nortenha mocambicana de Nampula, Manuel Rodrigues, deu instruções ao sector da Educação para, o mais urgente possível, encontrar solução para albergar os mais de 41 mil alunos que, actualmente, estudam ao relento e sentadas no chão, em escolas da capital provincial.
O facto ocorreu no final de uma jornada de trabalho, na manhã desta Quinta-feira (10/02), em diferentes escolas públicas e privadas sediadas no distrito de Nampula, numa interacção com professores da escola primária completa “Maria da Luz Guebuza”, no bairro do Jardim, arredores da cidade capital.
Actualmente, segundo apurou a AIM, o distrito de Nampula necessita de 115 salas de aula para acomodar os 41.280 alunos de 344 turmas que, desde o início do presente ano lectivo, recebem aulas debaixo de árvores e sentadas no chão.
Os eventos verificados no terreno, deixou constrangido o Governador que deplorou as péssimas condições em que os menores estudam e afirmou ser obrigação do governo resolver de forma imediata este problema.

“É nossa responsabilidade resolver este problema, a direcção provincial da Educação tem de apresentar o seu plano de distribuição de tendas ou de espaços alternativos para que as crianças estudem aqui no distrito e em toda a província de Nampula”, orientou.
Vincou ainda que “esta situação é desconfortante e comovente. Os pais passam por aqui e vêm os seus filhos ao relento, sentados no chão molhado, porque choveu, com os seus cadernos, as crianças têm vontade de estudar”.
Rodrigues recordou que a depressão tropical “ANA”, na sua passagem pela província de Nampula, destruiu muitas salas de aula. Dados divulgados na última sessão do Comité Operativo de Emergência, (COE), há duas semanas, davam conta da destruição pela “ANA” de 64 salas de aula, em 28 escolas, o que afectou um total de 7.158 alunos e 98 professores.
“A depressão destruiu muitas salas de aulas, mas quero encorajar os professores a não desanimarem, vamos todos empenhar-nos na tarefa de ensinar as nossas crianças a ler e a escrever. A lição aprendida é que temos de fazer muito mais, continuarmos a construir com os nossos recursos e ajuda dos parceiros, para minorar o que estamos a ver aqui, não é dignificante quer para os alunos quer para os professores”, concluiu.
Esta Quinta-feira (10/02), o Governador Manuel Rodrigues visitou as escolas primárias públicas “Maria da Luz Guebuza e Serra da Mesa” e as privadas Colégio Politécnico de Moçambique, Portuguesa e Liceu Cintilante, todas no distrito de Nampula.
(AIM)
RI/JSA