A Comissária da União Europeia (UE) para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, reitera o compromisso da sua organização de continuar a apoiar Moçambique na mitigação dos desastres naturais que, ciclicamente, afectam o País.

Urpilainen assumiu o compromisso Segunda-feira (07/02), no encontro que manteve com o Presidente moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi. Trata-se do encontro que marcou o início de uma visita de trabalho de três dias à Bruxelas, Reino da Bélgica, que o Presidente Nyusi efectua a convite do Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
A visita surge no quadro do reforço das relações de cooperação entre Moçambique e a União Europeia que datam há mais 37 anos, com maior incidência na cooperação diplomática e económico comercial.Falando à imprensa minutos após o término do encontro, que decorreu a fechada, o Vice-Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, confirmou que, mais uma vez a UE manifestou a sua disponibilidade de continuar a assistir Moçambique.
“Como sabem, Moçambique tem sido ciclicamente afectado por calamidades naturais e a União Europeia foi um dos principais parceiros que mobilizou a realização da conferência internacional após o (ciclone tropical) Idai e agora fomos, mais uma vez afectados pela tempestade ANA”, explicou Gonçalves, citada pela Rádio Moçambique.
O diplomata moçambicano frisou que a União Europeia é um dos principais parceiros de cooperação de Moçambique, com maior incidência na assistência humanitária, investimentos, infra-estruturas e consolidação da paz.

Para Goncalves, a visita visa reforçar o relacionamento entre Moçambique e União Europeia. “Neste âmbito, para além do encontro que manteve hoje com a Comissária para as parcerias internacionais, vai ter um encontro com o vice-Presidente da Comissão da União Europeia, com o Presidente do Conselho Europeu e com a Comissária para ajuda Humanitária e Gestão de Crises.
Nesta deslocação, o Presidente Nyusi faz-se acompanhar pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela; Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves; Embaixadora de Moçambique no Reino da Bélgica e na União Europeia, Berta Celestino Cossa, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
Para mais detalhes e acesso a outros serviços da AIM contacte o Departamento de Relações Publicas e Marketing em https://aim.org.mz/sample-page/
(AIM)
Telinforma/JSA