Moçambique: Presidente Nyusi Anuncia que Cerca de 2,4 milhões Crianças Não Tem Acesso à Escola

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou Segunda-feira (31), em Maputo, que cerca de 2,4 milhões de crianças não tem acesso à escola em Moçambique devido à razões de vária ordem.

O Chefe de Estado moçambicano, que falava na cerimonia de abertura do ano lectivo 2022, referiu que a falta de escolaridade veda o acesso a oportunidades a vários jovens sobretudo nas zonas rurais. [Veja o discurso completo do Presidente Nyusi em video: https://www.facebook.com/NyusiConfioemti/videos/462841868886737]

Moçambique: Quatro anos de Filipe Nyusi em meio a indícios de descalabro |  Moçambique | DW | 15.01.2019

″Educar cada moçambicano é um enorme desafio apesar dos grandes progressos que tivemos desde a nossa independência sendo que temos cerca de 2,4 milhões de crianças que não estão a estudar″, disse Filipe Nyusi que falava na localidade Chinonanquila, distrito de Boane, província de Maputo, durante a cerimónia central de Abertura do ano lectivo 2022.

O governante revelou que cerca de 40 por cento da população moçambicana ainda não pode se beneficiar da vantagem de saber ler e escrever e contar sobretudo as mulheres.

A realidade, de acordo com Filipe Nyusi, é muito mais complicada quando se toma em conta a taxa de crescimento anual da população estimada em 2,8 por cento.

″Assim, a nossa estratégia de financiamento e expansão de serviços educativos preconiza o envolvimento de todos os sectores em particular as comunidades, a sociedade civil e o sector privado, através de acções de responsabilidade social″, disse.

Para o Chefe de Estado moçambicano, o abandono e insucesso escolar em particular da rapariga e alunos com necessidade educativas e especiais para além de limitar o gozo dos direitos dos afectados é um grande desperdício do capital humano.

″ Todos devemos promover a educação a educação da rapariga, adoptando estratégias para garantir a retenção e conclusão nos diferentes níveis de ensino principalmente de educação básica de primeira a nona classe″, sublinhou.

Por isso, afirmou ele, o Governo através do Programa ″Eu Sou Capaz″ que contribuir para a promoção da educação da rapariga e combater o insucesso escolar irá distribuir em 3.269 escolas em 50 distritos do país cerca de 205 mil uniformes e 518 mil máscaras faciais a 205 mil raparigas matriculadas na quinta, sexta e sétimas classes.

Para mais detalhes e acesso a outros serviços da AIM contacte o Departamento de Relações Publicas e Marketing em https://aim.org.mz/sample-page/
(AIM)
EMQ/MZ/JSA