Moçambique: INGD Diz que a Tempestade Tropical ‘’Ana″ Já Matou 18 Pessoas

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) considera que pelo menos 18 pessoas morreram e outras 99 ficaram feridas na sequência da passagem da tempestade tropical “Ana” que atingiu as regiões centro e norte de Moçambique.

DOWNLOAD MP3: Presidente do INGD apela a melhor gestão do meio ambiente na  SADC [2021] - Xingomana


Dos óbitos, oito ocorreram na província da Zambézia, centro de Moçambique, três em Nampula (norte), quatro em Tete (centro) e três em Manica (também no centro).
“Em termos de danos humanos temos a lamentar, até ao momento, a indicação de 18 óbitos nas províncias de Zambézia, Nampula, Tete e Manica; e 99 feridos que prontamente receberam assistência médica”, disse Quinta-feira (27) à AIM, o porta-voz do INGD, Paulo Tomás.

Segundo Tomás, como consequência da tempestade tropical houve, também, registo de 7.315 casas parcialmente destruídas, outras 2.756 totalmente destruídas e 391 residências inundadas.

“Isto impactou no abrigo de 45.395 pessoas, o que corresponde a um universo de 9.789 famílias”, disse.

No sector da saúde, referiu a fonte, os dados preliminares apontam para a destruição de 12 unidades sanitárias.

Já no sector da educação, um total 137 escolas ficaram igualmente destruídas. “Ainda na educação, a tempestade afectou um total de 27.383 alunos”, acrescentou.

Para Tomás os estragos incluem 132 postes de energia destruídos.

Ele anotou ainda que, como ainda existem áreas inundadas, decorre o levantamento dos hectares de culturas que ficaram submersas.

Atores Humanitários Respondem ao Ciclone Eloise enquanto a extensão dos  danos é revelada | As Nações Unidas em Moçambique


Em relação as infra-estruturas de abastecimento de água que ficaram afectadas, as equipas já se encontram no terreno a garantir a rápida reposição para que as comunidades tenham acesso ao líquido precioso e naturalmente evitar-se a ocorrência de doenças de origem hídrica.

“Nas zonas onde ainda não há acesso decorre a distribuição de suplementos que permitem a purificação da água que é para evitar a ocorrência de doenças de origem hídrica que aparecem na época chuvosa″, ressaltou.

Revelou que foram criados oito centros de acomodação nas províncias da Zambézia e Tete que albergam cerca de 4.800 pessoas.

Tempestade ANA já matou 18 pessoas – INGD


“Em relação a famílias desalojadas houve necessidade de criação de centros de acomodação sendo seis na Zambézia e dois em Tete. Mas também há um trabalho que está sendo feito por parte das famílias que é de se dirigirem aos centros de acomodação de forma voluntária”, salientou.

As equipas técnicas que se encontram no terreno estão igualmente a avaliar as condições de regresso das famílias `as suas zonas de origem para reduzir concentração nos centros de acomodação.

“Acreditamos que nos próximos dias o número poderá reduzir tendo em conta o trabalho no terreno. Mas, não havendo condições por parte delas, naturalmente que iremos continuar a criar condições para que as famílias estejam bem acomodadas”, explicou.

Por outro lado, para assegurar a retoma da transitabilidade, técnicos do INGD e da Administração Nacional de Estradas (ANE) estão a avaliar as condições de instalação de pontes metálicas.

Para mais detalhes e acesso a outros serviços da AIM contacte o Departamento de Relações Publicas e Marketing em https://aim.org.mz/sample-page/

(AIM)

AMQ/MZ/JSA