Moçambique/Niassa: Presidente Nyusi Inaugura Sistema de Electrificação de Mitande

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou esta Sexta-feira (21) o sistema de electrificação do Posto administrativo de Mitande, distrito de Mandimba, a 200 quilómetros de Lichinga, a capital da província nortenha moçambicana de Niassa, inserido no projecto do Governo de electrificação dos postos administrativos até 2024 e contribuir para o Projecto Energia para Todos que visa o acesso universal do recurso até 2030.

Distrito de Macate com energia eléctrica desde ontem | CanalMOZ

Em Mitande, os trabalhos de electrificação consistiram na implantação de uma subestação móvel com uma capacidade de 35 MVA (Megavoltampere), estando prevista a colocação duma unidade permanente. Construídos 11.3 quilómetros de linha de média tensão, mais 17 de baixa tensão, bem como 17 postos de transformação de 75 kVA (kilovoltampere) mais 170 candeeiros de iluminação pública.

Até ao momento, 1436 consumidores de diversos níveis estão ligados ao sistema de Mitande cuja capacidade pode alcançar um universo de 3000 beneficiários, do posto administrativo cujo nome deriva de um rio e tem um total de 23 mil habitantes. [Veja a cerimónia integral de inauguração em vídeo no site: https://www.facebook.com/NyusiConfioemti/videos/5129959297037280]

Entre os consumidores estão os moradores de bairros, residências, infra-estruturas públicas como o centro de saúde, escolas, posto policial, pequenas indústrias, estabelecimentos comerciais entre outros beneficiários.

A concretização da meta em Mitande, orçada em 3.15 milhões de dólares americanos, sobe para 30 o número de postos administrativos ligados à rede eléctrica nacional na mais extensa província moçambicana, faltando apenas nove a serem contemplados através de outras fontes alternativas como é o caso de sistemas fotovoltaicos (painéis solares).

Durante a cerimónia, Nyusi reiterou a sua convicção no alcance da meta de acesso à energia para 10 milhões de moçambicanos até 2024 e, por conseguinte, aumentar a taxa de cobertura nacional para 64 por cento contra os anteriores 44 por cento em finais de 2021.

Filipe Nyusi reafirma compromisso de ampliação do sistema de energia

“Para o primeiro trimestre de 2022 está previsto o início de obras em 22 postos administrativos nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Inhambane e Gaza e com as acções levadas a cabo pela EDM, FUNAE e sector privado, mais de metade da população moçambicana terá acesso a energia até Dezembro deste ano”, garantiu Nyusi.

Para mais detalhes e acesso a outros serviços da AIM contacte o Departamento de Relações Publicas e Marketing em https://aim.org.mz/sample-page/

(AIM)

GIPR/LM/JSA