As Praias moçambicanas, que se encontravam encerradas ao público como medida de prevenção e contenção para pandemia da Covid-19, reabrem novamente ao público, anunciou Quarta-feira o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, embora com algumas restrições.

Falando no âmbito da comunicação a Nação, sobre o estágio da pandemia em Moçambique, Filipe Nyusi anunciou esta medida que era uma das mais aguardadas com muita ansiedade pelos banhistas e operadores do sector de turismo, estes que se queixavam da falta de hóspedes e clientes. Para Nyusi, a reabertura das Praias deverá obedecer o intervalo compreendido entre as 05h00 e 16h00, devendo os utentes observar escrupulosamente as medidas restritivas de combate à Covid-19.
Num outro desenvolvimento, o Chefe de Estado saudou ‘’o comportamento colectivo e individual ordeiro demonstrado pela maioria dos moçambicanos durante o período desde a última comunicação (há cerca de 30 dias) ate’ durante o período que nos separa da quadra festiva’’.
‘’Na nossa última comunicação anunciamos o inicio da quarta vaga de Covid-19’’, recordou Nyusi, explicando de seguida que ‘’na ultima semana de Dezembro, o País alcançou os níveis mais elevados de transmissão, desde o início da pandemia, com uma taxa de 43% e 3 mil casos diários. Entretanto, na semana passada, a taxa de positividade foi de 32% com uma média diária de mil casos diários’’.
Para Nyusi, embora se registe uma tendência de redução em todo o Pais, ‘’a taxa de positividade continua superior a 20%, por isso não e’ momento de baixar a guarda no controlo de Covid-19’’. Nyusi indicou a vacinação como sendo aquela que ‘’continua a provar que é uma fermenta importante para prevenir as formas graves de doença, internamentos e óbitos devido a Covid-19’’.
‘’Por isso, a vacinação contra Covid-19 tem sido a prioridade do nosso Governo. Desde que iniciamos a vacinação contra Covid-19, em Março de 2021, foram completamente vacinados 8.600.000 pessoas, equivalentes a 57% de indivíduos elegíveis’’, vincou o Chefe de Estado moçambicano.
Ainda segundo Nyusi, ‘’a nível regional, já nos tornamos exemplo pelos altos indicadores alcançados na vacinação contra Covid-19’’. Contudo, Nyusi lançou apelo a Província e Cidade de Maputo (a capital do País) ‘’para seguirem o exemplo de outros locais do País e continuarem a aderir em massa ao processo de vacinação’’.
Nyusi garantiu que as autoridades sanitárias têm disponível uma quantidade suficiente de vacinas para imunizar todos os cidadãos elegíveis, estimados em cerca de 16 milhões de habitantes.
Por isso, nos próximos quatro meses as autoridades sanitárias projectam vacinar cerca de cinco milhões de cidadãos em todo o País. Para informação completa sobre a comunicação do Presidente Nyusi pode acessar o vídeo em: https://www.facebook.com/NyusiConfioemti/videos/1456323871432368
(AIM)
JSA