O Instituto Nacional de M e t e o r o l o g i a ( I N A M ) anunciou a formação de um sistema de baixa pressão, que pode evoluir para o estágio de ciclone tropical sobre a costa leste de Madagáscar no dia de 22 de Janeiro do ano em curso.
Segundo o INAM, o referido sistema surge devido a forte instabilidade atmosférica, associada a altas temperaturas da superfície das águas do mar sobre o sudoeste do Oceano Índico e o Canal de Moçambique.

Por isso, o INAM afirma em comunicado que “continua a monitorar a evolução deste sistema, e apela a população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes”.
Refira-se que no caso de ocorrência do ciclone, será o primeiro nesta época chuvosa e ciclónica. Entretanto, o governo possui um plano de contingência para enfrentar três possíveis cenários. Segundo o plano de contingência 2021-2022, aprovado pelo Conselho de Ministros, o primeiro cenário indica um total de 953.087 pessoas em risco de serem afectadas por ventos fortes, seca e inundações nas cidades e vilas.
O segundo cenário, reporta a ocorrência de ventos fortes, seca e inundações nas cidades e vilas adicionados a ocorrência de cheias de magnitude alta e ciclones, elevando para 1.498.384, o número de pessoas em risco. O terceiro cenário é a combinação do segundo cenário acrescido a ocorrência de sismos, totalizando 1.578.085 o número de pessoas em risco.
Com base nas análises técnicas realizadas, associadas as experiências dos anos anteriores, o governo concluiu que o segundo cenário é o mais provável de ocorrer no país sem, contudo, descartar a possibilidade de ocorrência de cenários extremos.
(AIM)
Telinforma/JSA