Uma Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo realiza-se hoje (11) e amanha (12) para analisar os progressos da Missão da SADC em Moçambique (SAMIM) que foi enviada para apoiar no combate ao terrorismo e actos de extremismo violento.

Segundo a pagina oficial da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a Cimeira Extraordinária e as suas reuniões anteriores que estavam programadas para ocorrer virtualmente de 5 a 7 de Janeiro de 2022 foram remarcadas para 11 e 12 de Janeiro corrente, em Lilongwe, República do Malawi, sob a presidência de Lazarus McCarthy Chakwera, Chefe de Estado do Malawi, na sua qualidade de Presidente da SADC.
Segundo a mesma fonte, antes da Cimeira Extraordinária, Cyril Ramaphosa, Presidente da República da África do Sul e Presidente do Órgão da SADC sobre Política, Defesa e Cooperação em Segurança irá, a 11 de Janeiro de 2022, convocar uma Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão da SADC, composta por Chefes de Estado e Governo dos membros do Órgão Troika, nomeadamente; Botswana, Namíbia e África do Sul e contará com a presença da República de Moçambique.
De acordo com o Tratado da SADC, a Cimeira da SADC é responsável pela direcção política geral e controlo das funções da comunidade, tornando-se, em última análise, a instituição de decisão política da SADC.
A Cúpula Extraordinária e suas reuniões anteriores, conforme descrito abaixo, serão realizadas da seguinte forma:
Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão Extraordinário Mais os Países Contribuintes de Pessoal (PCCS) e a República de Moçambique – 11 de Janeiro de 2022 às 09:00 horas
Conselho de Ministros Extraordinário – 11 de Janeiro de 2022 às 17h00
Cimeira Extraordinária da SADC – 12 de Janeiro de 2022 às 11:00 horas
(AIM)
SADC/JSA