Moçambique/Nampula: HCN Volta A Ficar Agitado nos Primeiros Dias Do Ano

Por: Rosa Inguane, da AIM, em Nampula

Os primeiros dias deste ano novo foram novamente agitados no Hospital Central de Nampula (HCN), no norte de Moçambique, em o contraste com o sucedido na transição de 31 de Dezembro para 01 de Janeiro.

Há crise de sangue no Hospital Central de Nampula

Segundo a chefe dos serviços de urgências do HCN, Dalva Khosa, a agitação caracterizou-se pela entrada de 1.144 pacientes, ao longo dos três primeiros dias do ano.

A fonte destacou casos de acidentes de viação e agressões físicas e outros traumas como os que mais contribuíram para o elevado número de entradas enquanto os restantes foram doenças gerais.

“Destes, 385 foram por motivos de trauma, sendo 57 casos de acidentes de viação e 69 agressões físicas. O único óbito registado foi de um jovem, vítima de acidente de viação que chegou ao hospital estado muito crítico. Os restantes casos foram de quedas, queimaduras e mordeduras ”, explicou Khosa.

Num outro desenvolvimento, Khosa referiu que dos atendidos 68 ficaram internados nos serviços de urgências, maternidade e traumatologia.

“Em comparação com igual período do ano passado houve um ligeiro decréscimo em cerca de 30 casos”, anotou a responsável, renovando de seguida o apelo para que a comunidade continue a observar as medidas de prevenção contra a Covid-19, tendo em conta as informações sobre o aumento de contaminações um pouco por todo o país.

(AIM)

RI/JSA