Mundo/Covid-19: Israel Coloca Moçambique na Lista Vermelha

Israel colocou na Quinta-feira (25/11) Moçambique na lista vermelha de Países com restrições de viagens estritas face a uma nova variante Covid-19 que se está a espalhar na África do Sul.

Esta semana, cientistas da África do Sul detectaram a variante chamada B.1.1.529 que está causando preocupação devido a mutações no vírus que podem ajudá-lo a escapar da resposta imunológica do corpo, tornando-o mais transmissível. Como a variante foi identificada recentemente, não há evidências se ela é mais transmissível, se causa doença mais grave ou se pode escapar da proteção oferecida pelas vacinas.

Nenhum caso foi encontrado em Moçambique, mas as autoridades israelenses colocaram o país no mais alto nível de restrições a viagens, juntando-se à África do Sul, Lesoto, Botswana, Zimbábue, Namíbia e Eswatini.

Os viajantes desses países que entrarem em Israel deverão se isolar em um hotel estatal por uma semana e receber dois testes PCR Covid-19 negativos. Qualquer pessoa que recusar os testes de PCR precisará passar duas semanas no hotel de quarentena. O primeiro-ministro do País, Naftali Bennett, também ordenou uma avaliação urgente sobre a proibição total dos voos a partir desses países.

Embora pouco se saiba sobre a variante, alguns comentaristas a culpam pelo rápido aumento recente no número de infecções na África do Sul, onde os últimos números oficiais mostram que houve 2.465 novas infecções por Covid-19, o que é quase o dobro do dia anterior infecções relatadas.

O Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) disse na quinta-feira que detectou 22 casos de B.1.1.529. De acordo com o diretor executivo em exercício do NICD, Professor Adrian Puren, “não é surpreendente que uma nova variante tenha sido detectada na África do Sul”. Ele acrescentou que “embora os dados sejam limitados, nossos especialistas estão trabalhando horas extras com todos os sistemas de vigilância estabelecidos para entender a nova variante e quais seriam as possíveis implicações. Os desenvolvimentos estão ocorrendo em um ritmo acelerado e o público tem a nossa garantia de que os manteremos atualizados ”.

Os casos detectados e a percentagem com resultado positivo estão ambos a aumentar rapidamente, particularmente nas províncias de Gauteng, Noroeste e Limpopo.

A Dra. Michelle Groome, que chefia a Vigilância e Resposta em Saúde Pública no NICD, enfatizou que o conselho continua sendo que “os indivíduos devem ser vacinados, usar máscaras, praticar higiene saudável das mãos, manter o distanciamento social e se reunir em espaços bem ventilados”.

Um clube de amigos chamado SADC! – Tsandzana

A partir do meio-dia de Sexta-feira, África do Sul, Lesoto, Botswana, Zimbábue, Namíbia e Eswatini serão colocados na lista vermelha da Grã-Bretanha, o que significa que os viajantes ficarão em quarentena em hotéis exclusivos. Moçambique não faz parte da lista, mas pode ser actualizada a qualquer momento à medida que novos dados forem chegando.

Foi apenas em Outubro que a Grã-Bretanha retirou Moçambique da sua lista vermelha. E as viagens entre os dois países ficaram mais baratas e fáceis esta semana, quando Moçambique foi adicionado à lista de países com prova aprovada de vacinação Covid-19 para viagens para Inglaterra.
(AIM)
JHU/JSA