Moçambique/Imprensa: AIM Completa Hoje 46 Anos Divulgando Notícias Sobre e/ou Para Moçambique, África e o Resto do Mundo

A Agência de Informação de Moçambique (AIM) completa hoje (22/11) 46 anos da sua existência como Instituição e como Órgão de Informação. A AIM e’ uma Agência de Noticias. Tal como toda Agência de Notícias, é a fonte mais notável de materiais noticiáveis. Na verdade, a informação quotidiana encontrada nos jornais é cada vez mais de agências, um produto das agências. Hoje em dia, com o fenómeno da Internet, a informação chega até ao consumidor de forma quase instantânea. As agências noticiosas tornaram-se bastante importantes nesse processo de informação.

Se os mídia são a pele, as agências são as veias. Assim como o tecido epidérmico não é capaz de se manter vivo sem a irrigação proporcionada pelos vasos sanguíneos que conduzem até ele os nutrientes e agentes imunológicos para garantir a sua permanente renovação e protecção, também os mídia não são capazes de se manter activos e ricos em conteúdo sem as cargas permanentes de informação que lhes são fornecidas pelas agências de notícias.

Dia da Imprensa - 1º de Junho - Datas Comemorativas - InfoEscola
Se os mídia são a pele, as agências são as veias

Percebemos então que as agências de notícias são imprescindíveis para os jornais e que têm um papel de destaque no universo do jornalismo. Elas operam como verdadeiras fábricas em linha de montagem, num processo ininterrupto de produção e circulação de informações jornalísticas.

A principal tarefa das agências é elaborar “unidades notícia”, que alertam as redacções sobre tudo o que acontece e que orientam mais tarde a cobertura dos mídia. Elas são assim uma espécie de central jornalística que transmite informações para um núcleo local que se encarrega de redistribuir essas informações para o conjunto dos seus clientes: jornais, revistas, rádios, televisões,  websites, instituições financeiras, etc.

O surgimento das agências noticiosas acontece ao mesmo tempo que se dá uma transformação na imprensa. No século XIX, fruto dos progressos técnicos e científicos ao nível das técnicas de impressão; da evolução nos transportes; da invenção do telégrafo e da máquina rotativa, a informação torna-se mais acessível e generalista. Elas surgem da ideia de constituir uma imprensa barata, destinada a um grande público.

Em Moçambique, a Agência de Notícias foi criada em 1975, através da Portaria 119/75, de 22 de Novembro, como Agência de Informação de Moçambique (AIM), um serviço a funcionar dentro da Direcção Nacional de Informação, no antigo Ministério da Informação. Com a extinção do Ministério da Informação em 1994, a AIM passou a subordinar-se ao Gabinete de Informação, instituição de Assessoria ao Governo, em matéria de Comunicação Social. Nestes termos, a AIM nasceu logo como parte integrante do Aparelho Central do Estado moçambicano.

Seguidamente, e para a sua nova estruturação, em 2006 foram aprovados o seu Estatuto Orgânico através do Decreto nr. 14/2006, de 15 de Junho e o seu quadro de pessoal pelo Diploma Ministerial de nr. 110/2008, de 27 de Novembro.

Os materiais noticiosos e informativos da AIM em texto, imagem e som são distribuídos aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros e outros utentes, incluindo pessoas individuais e/ou colectivas, mediante o pagamento de uma taxa livremente convencionada. Contudo, a AIM providencia o material gratuito através da sua pagina www.aim.org.mz.

A luz do novo Estatuto Orgânico de 2006, são atribuições da AIM:

  • A recolha e tratamento de materiais noticiosos e informativos em texto, imagem e som;
  • A disseminação, dentro e fora do país, dos materiais recolhidos para a sua divulgação pública;
  • A edição de publicações sobre a actualidade nacional, regional e internacional; e
  • Participar na promoção da comunicação para o desenvolvimento.

Outrossim, são competências da AIM:

  • Produzir serviços noticiosos e informativos regulares sobre a actualidade nacional, regional e internacional;
  • Distribuir à comunicação social e a outros utentes os materiais de produção própria e de terceiros;
  • Editar publicações periódicas de informação geral ou especializada;
  • Editar e distribuir materiais noticiosos e informativos audiovisuais, priorizando a informação sobre o desenvolvimento;
  • Distribuir, dentro e fora do país, imagens sobre acontecimentos da actualidade nacional.

Assim, hoje dia 22 de Novembro de 2021, a Agência de Informação de Moçambique (AIM) completa 46 Anos Divulgando Notícias Sobre e/ou Para Moçambique, África e o Resto do Mundo.

(AIM)

JSA