Moçambique/Rússia: Representante Especial do Presidente Russo para África e Médio Oriente Manifesta Disponibilidade de Apoiar o Pais no Combate ao Terrorismo

Moçambique e Rússia assinam acordos de cooperação | Moçambique | DW |  23.08.2019
Filipe Nyusi e Vladimir Putin 

A Rússia reitera a sua disponibilidade em apoiar Moçambique, no combate ao terrorismo, na província nortenha moçambicana de Cabo Delgado.

O Representante Especial do Presidente Russo para o Médio Oriente e África que, esta terça-feira, foi recebido pela Primeiro-ministro (PM), Carlos Agostinho do Rosário, frisou que o seu país tem experiência de combate ao terrorismo e poderá transmitir a Moçambique.

Rússia reitera disponibilidade em apoiar Moçambique no combate ao terrorismo
PM do Rosário (a direita) recebendo Mikal Bog-Danov (a esquerda)

“Temos uma prática de cooperação com diferentes países na esfera da segurança e pode ser em diferentes níveis, nomeadamente, troca de informações que podem prevenir possíveis ataques, capacitação militar dos quadros do ministério da defesa e ministério do interior”, disse.

Mikal Bog-Danov disse ainda que a Rússia tem pretensão de entrar para o mercado de exploração de hidrocarbonetos em Moçambique, sendo que já decorrem trabalhos no terreno para o efeito.

O Governante Russo disse ser importante a cooperação entre os países africanos no combate ao terrorismo, entretanto, deve estar alinhada ao direito internacional.

(AIM)

RM/JSA