Moçambique/Acidentes:  Primeira-Dama Exige Fim de Derramamento de Sangue de Crianças

Por: Acácio Chirrinzane, da AIM, na cidade da Beira

A Esposa do Presidente da República de Moçambique e Presidente da Organização da Continuadores de Moçambique (OCM), Isaura Nyusi, exige fim do derramamento de sangue de crianças causado por acidentes de viação, ferroviários e marítimos.

Isaura Nyusi pediu aos condutores para que tenham maior atenção e responsabilidade acrescida “para evitarem que se derrame mais sangue nas nossas vias, incluindo de crianças o Futuro do Amanhã”. A Presidente da Continuadores falava Segunda-feira  (25), na cidade da Beira, província central mocambicana de Sofala, durante as cerimónias centrais do 36º aniversário da OCM.

Na mesma ocasião, Isaura Nyusi  lamentou a morte de duas crianças num acidente ferroviário que ocorreu sexta-feira última, na ponte sobre o rio Namutimbwa, [distrito de Cuamba, província nortenha de Niassa] junto a qual se localiza uma lagoa artificial.

Os menores encontravam-se a refrescar, dadas as altas temperaturas que se faziam sentir. Reiterou a necessidade de se promover os direitos da criança a todos os níveis “de modo que elas não se sintam excluídas e abandonadas por aqueles que as deviam proteger”.

A Organização Continuadores de Moçambique é uma organização aberta a todas as crianças moçambicanas dos seis aos 18 anos , sendo a mais antiga agremiação de crianças, no País, criada  a 25 de Outubro de 1985 pelo primeiro Presidente da República de Moçambique independente, Samora Machel.

(AIM)

AC/SG/JSA